Header Ads

Header ADS

Colisão no Parque da Cidade



Não foi a primeira e certamente não será a última vez que publico uma notícia com este teor. Hoje de manhã, um grupo de ciclistas foi atropelado no anel externo do Parque da Cidade, próximo ao estacionamento 13 - próximo à administração do parque. Informações colhidas nos grupos de Whatsapp da cidade dão conta que os ciclistas, Critopher e Cláudio, estão bem apesar da gravidade do incidente mas que suas bicicletas ficaram bastante danificadas. Uma delas quebrou o quadro e o garfo.

Segundo o depoimento de um dos envolvidos, o grupo pedalava a cerca de 50 km/h quando um Pálio preto cruzou as pistas para entrar no estacionamento e os atingiu em cheio.

- O cara simplesmente não parou, não olhou, não fez nada. Ele chegou e cruzou a pista e a gente pegou na lateral do carro. - relatou Cláudio em mensagem de voz.



Com base na fotografia do veículo após o incidente, fica claro que as consequências poderiam ter sido muito maiores. Cristopher foi levado pelo SAMU ao Hospital de Base com um corte profundo no joelho e dores no ombro. As bicicletas foram levadas à 1ª DP para serem periciadas, mesmo local para onde se dirigiram o motorista e o Ravi para prestar depoimentos. Ainda segundo o relato de Cláudio:

- O capacete me salvou bonito.

Capacetes salvam vidas!

Desta vez não dá nem para culpar o fato do Parque da Cidade ter se transformado num grande atalho utilizado pelos motoristas que se dirigem à região central de Brasília para escapar do engarrafamento do Eixo Monumental. Aparentemente, o envolvido no incidente era frequentador do parque. Por outro lado, não dá para fechar os olhos à quantidade de incidentes envolvendo ciclistas em um local que deveria ser apropriado à atividade. Se por um lado muitos motoristas não se dão conta da ironia de gritar "VAI PEDALAR NO PARQUE" em pleno Parque da Cidade como já tive a oportunidade de testemunhar, por outro lado fica cada vez mais claro que se o poder público não intervier para proporcionar maior segurança aos treinos de ciclismo, estaremos fadados a observar frequentemente a repetição deste tipo de incidente. Até agora foram "somente" bicicletas e ossos quebrados, pernas e braços ralados. Será necessário que haja uma vítima fatal para, enfim, alguma providência efetiva ser tomada?

Com exceção da sinalização horizontal na pista, as intervenções do poder público no Parque tem contribuído para aumentar a insegurança dos usuários do anel externo. O novo acesso ao parque, na altura da Quadra 913, é um desastre em todos os sentidos. Além do seu traçado completamente inapropriado - um balão quadrado com os cantos arredondados - sua construção consolidou a ideia que o anel externo do Parque nada mais é do que um atalho, uma via de trânsito como outra qualquer. A execução do viaduto do Sudoeste será ainda pior na medida vai enraizar esta ideia de forma irreversível. Será mais um espaço perdido definitivamente para os automóveis.

O poder público não pode continuar negando a realidade. Desde o fechamento do Autódromo, o Parque se tornou uma das principais alternativas para os treinos de ciclismo de Brasília, talvez a principal. Trocando em miúdos, o fechamento foi um desastre em todos os aspectos. Pelo desperdício financeiro que representa a paralisação de qualquer obra pública. Por ter reduzido a zero o automobilismo e o motociclismo local. Por ter acabado com o único espaço livre de trânsito que os ciclistas podiam usar. Não há perspectivas de reabertura no curto prazo e o GDF não pode continuar se omitindo, reagindo apenas quando uma sequência de eventos gera clamor e, à medida que estes eventos se distanciam no tempo, retornando à sua inércia habitual. Ele tem que agir para prevenir a ocorrência de incidentes como o de hoje.

Coincidentemente, no dia 21 deste mês, a PM de Brasília lançará a Campanha de Respeito ao Ciclista. Palmas para ela. Porém, se a campanha não marcar o início ações permanentes, que signifiquem uma mudança cultural de pouco terá adiantado. Temos um exemplo aqui mesmo em Brasília em que nos espelharmos: a campanha pelo respeito às travessias de pedestres. Vamos nos mobilizar para que o mesmo seja feito em relação ao respeito aos ciclistas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.