Colisão no Parque da Cidade
Não foi a primeira e certamente não será a última vez que publico uma notícia com este teor. Hoje de manhã, um grupo de ciclistas foi atropelado no anel externo do Parque da Cidade, próximo ao estacionamento 13 - próximo à administração do parque. Informações colhidas nos grupos de Whatsapp da cidade dão conta que os ciclistas, Critopher e Cláudio, estão bem apesar da gravidade do incidente mas que suas bicicletas ficaram bastante danificadas. Uma delas quebrou o quadro e o garfo.
Segundo o depoimento de um dos envolvidos, o grupo pedalava a cerca de 50 km/h quando um Pálio preto cruzou as pistas para entrar no estacionamento e os atingiu em cheio.
- O cara simplesmente não parou, não olhou, não fez nada. Ele chegou e cruzou a pista e a gente pegou na lateral do carro. - relatou Cláudio em mensagem de voz.
- O capacete me salvou bonito.
| Capacetes salvam vidas! |
Com exceção da sinalização horizontal na pista, as intervenções do poder público no Parque tem contribuído para aumentar a insegurança dos usuários do anel externo. O novo acesso ao parque, na altura da Quadra 913, é um desastre em todos os sentidos. Além do seu traçado completamente inapropriado - um balão quadrado com os cantos arredondados - sua construção consolidou a ideia que o anel externo do Parque nada mais é do que um atalho, uma via de trânsito como outra qualquer. A execução do viaduto do Sudoeste será ainda pior na medida vai enraizar esta ideia de forma irreversível. Será mais um espaço perdido definitivamente para os automóveis.
O poder público não pode continuar negando a realidade. Desde o fechamento do Autódromo, o Parque se tornou uma das principais alternativas para os treinos de ciclismo de Brasília, talvez a principal. Trocando em miúdos, o fechamento foi um desastre em todos os aspectos. Pelo desperdício financeiro que representa a paralisação de qualquer obra pública. Por ter reduzido a zero o automobilismo e o motociclismo local. Por ter acabado com o único espaço livre de trânsito que os ciclistas podiam usar. Não há perspectivas de reabertura no curto prazo e o GDF não pode continuar se omitindo, reagindo apenas quando uma sequência de eventos gera clamor e, à medida que estes eventos se distanciam no tempo, retornando à sua inércia habitual. Ele tem que agir para prevenir a ocorrência de incidentes como o de hoje.
Coincidentemente, no dia 21 deste mês, a PM de Brasília lançará a Campanha de Respeito ao Ciclista. Palmas para ela. Porém, se a campanha não marcar o início ações permanentes, que signifiquem uma mudança cultural de pouco terá adiantado. Temos um exemplo aqui mesmo em Brasília em que nos espelharmos: a campanha pelo respeito às travessias de pedestres. Vamos nos mobilizar para que o mesmo seja feito em relação ao respeito aos ciclistas.
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