Header Ads

Header ADS

O Critérium Grande Prêmio da Holanda foi um sucesso!


Sabe o que eu acho mais legal no ciclismo? É que ele é praticamente uma brincadeira de faz de conta. As bicicletas são nossos brinquedos. De vez em quando, nos reunimos para brincar. Pode ser um domingo no Pelotão do Lago Sul, um giro com os amigos. Ou pode ser uma corrida, como a que tivemos hoje no Parque da Cidade de Brasília. Uma corrida máster-bláster maneira. Como crianças brincado de faz de conta, fizemos de conta que éramos ciclistas "de verdade". Que disputávamos um critério em alguma cidade européia. Quem sabe o Critério do Dia do Rei, já que a prova de hoje era de inspiração holandesa. Nossas equipes eram uma das que rodam nos World Tour e nossos adversários, do nível de um Peter Sagan ou de um Cancellara. Por que não? Se você consegue sobreviver no pelotão, já está a meio caminho de completar uma prova com uma média horária digna de etapa de Giro de Itália. Rola uma fuga aqui, uma fuga ali - como nas corridas de verdade - mas, diferentemente de uma corrida de rua, a quantidade de ciclistas amadores que conseguem se manter no pelotão e continuar fazendo de conta até bem perto da linha de chegada, é muito grande.

Por enquanto, ainda temos que usar as provas internacionais como parâmetro. Aos poucos, porém, algumas provas vem se firmando no cenário nacional. Quem sabe o Critérium Grande Prêmio da Holanda possa ser a prova de Brasília que será reconhecida nacionalmente? Começou bem. Com o apoio da Embaixada da Holanda e organização da Capital Racing, a prova atraiu quase 500 atletas em diversas categorias e, a despeito da inscrição a preços bastante módicos, conseguiu contar até com premiação em dinheiro.

Aqui cabe um parênteses sobre a organização: ela cumpriu, com sobras, tudo aquilo que prometeu. Mesmo o pessoal de apoio posicionado em todas as entradas de estacionamentos e em todas faixas de pedestres, fundamental para a segurança não apenas dos atletas mas dos demais frequentadores do Parque, que eu achava difícil de se concretizar, estava lá. Ao menos na minha categoria, a Master B, a segurança dos atletas só ficou ameaçada pelos movimentos naturais de um pelotão que, de vez em quando, fica um pouco nervoso. Pelos demais relatos que colhi, me parece que o mesmo aconteceu nas demais categorias.

A Corrida com Pneus Grossos, colocou a criançada em contato com a emoção de participar de uma corrida de bicicletas. Para eles, também teve brinquedos infláveis e, completando o cenário do evento, food trucks servindo comidas variadas. Foi uma festa do ciclismo de Brasília. Tomara que a Embaixada da Holanda tenha visto da mesma forma e continue apoiando o evento nos próximos anos. Os sinais iniciais dão conta que sim.







Resultados:

Elite Masculina: 

A fuga na Elite
A Elite contou com a presença do Rodrigo Morcegão, o maior nome do ciclismo brasiliense, 7 vezes campeão nacional. Foi a única categoria em que a fuga vingou. Mineiro (Ciclo Race), seguido por Erick Garcia (Green Piracicaba) e Júlio César Franco (Ciclo Race) abriram a fuga logo na primeira volta e mantiveram um bom trabalho de revezamento para se manter na frente de ponta a ponta. Erick Garcia foi o campeão por pontos e o Júlio César conquistou o título de Rei da Montanha. Leisson Mendes (ICESP) foi eleito o atleta mais combativo.

Rodrigo Morcegão, no pelotão, tentando buscá-la.

Classificação Geral
Posição
Nome
Equipe
Luciano Francisco Alves
Ciclo Race
Erick Garcia
Green Piracicaba
Julio Cesar Franco
Ciclorace
Jeovane Junior De Oliveira
São Francisco Saúde
Leisson Mendes
Icesp/Alves-Bike-Tour

Classificação por pontos
Posição
Nome
Equipe
Erick Garcia
Green Piracicaba
Luciano Francisco Alves
Ciclo Race
Julio Cesar Franco
Ciclo Race

Rei da Montanha
Posição
Nome
Equipe
Julio Cesar Franco
Ciclo Race
Luciano Francisco Alves
Ciclo Race
Erick Garcia
Green Piracicaba

Elite Feminina

Se há um fato a lamentar na prova, foi o número reduzido de atletas que se apresentou para a largada na Elite Feminina. Débora Fernandes ganhou com sobras e também foi considerada a Atleta Mais Combativa dentre as mulheres.
Elite Feminina
Posição
Nome
Equipe
Debora Fernandes
QUATRO racing Team/ METROQUATTRO/ SEST SENAT
Kelly Serafim
Bycicle Generation
Marilia Fregonesi
HSS
Leticia Marques
Clube Maringaense de Ciclismo- CMC
Roberta Coelho
zeromeiaum

Open

De longe, foi a categoria que atraiu o maior número de participantes - 199. Apesar da ideia que se trata de uma categoria mais fácil, a média da prova foi próxima de 41 km/h, praticamente a mesma da Elite.

Uma queda logo na primeira das 5 voltas, causada por um ciclista que colidiu com um cone e o arremessou involuntariamente em direção à pista, tirou alguns atletas do pelotão principal e resultou em alguns abandonos. 

Como nas demais categorias, a decisão foi deixada para o sprint final, vencido pelo Rodrigo Vinicius. Roberto Negrete (Veloce - 214 Sul) faturou o título de Ciclista Mais Combativo da categoria.

Open
Posição
Nome
Equipe
Rodrigo Vinicius
Angelo Seleri
HSS
Ricardo Teixeira
Pedala Mais
Moises Marques
Alan Lima
Japa Cycling

Juvenil

Marcos Lobo levou a melhor dentre as 8 promessas do ciclismo candango que se apresentaram para a largada da categoria. Ele também foi considerado o Ciclista Mais Combativo da categoria.

Juvenil
Posição
Nome
Equipe
Marcos Lobo
Marconi Ribeiro Treinamento multiesportivo
Alexandre Marques
Os pais\ nois na trilha\ raio mtb
Gustavo Costa
CHICOS BIKE/DEUS
Eduardo Araujo
Japaprocycling
Davi Rodrigues
RSD Esportes Treinamento Esportivo

Master A

Peter Schrader venceu o sprint numa chegada massiva que, diferentemente da Master B, não teve incidentes. A média horária das 7 voltas ficou em 40,5 km/h. Capitão ganhou o título de Mais Combativo da Master A.

Master A
Posição
Nome
Equipe
Peter Schrader
CJ Bikes
Fabio Fontoura
Capitão Bikes
Bruno Carvalho Castelo Branco
MR Team
Bruno Nogueira
Evolua Multisports
Baru Lopes
Ciclomaníacos

Master B

Um ataque na 4ª volta chegou a dividir o pelotão em 2 mas a fuga foi alcançada ainda na mesma volta. O movimento, porém, desconectou vário atletas do pelotão principal que se manteve coeso até a chegada, num sprint massivo que de tão disputado, resultou numa queda sem maiores consequências. Fabrício Araújo conseguiu se manter à frente do incidente e numa bela disputa com Beto França, acabou levando a melhor. A média horária da categoria foi de 40,5 km/h

Fabrício Araújo vence a Master B numa bela disputa com o Beto França.
Após a vitória declarou ao blog:

- Quando vi que tinha uma boa vantagem, levantei os braços para comemorar. Sabe-se lá quando terei oportunidade de fazer isso de novo.

João Dias (Ciclo Race) foi eleito o Ciclista Mais Combativo da categoria.

Master B
Posição
Nome
Equipe
Fabricio Araújo
Evolua Multsports
Beto França
Ciclorace
Carlos Nobrega (Taguá)
Specialized
Sylvestre Alberto
Mom & Marrã
Paulo Tarso
Marcelo Rocha

Master C

Paulo Felipe foi o vencedor da categoria, que largou com o único atleta da categoria Junior que se apresentou para a largada. Marconi Costerus foi o Ciclista Mais Combativo da Master C.

Master C
Posição
Nome
Equipe
Paulo Felipe
CICLORACE/BIKEN'FIX
Ubirajara Macedo
Paulo Ricardo Costa
Leonardo Grain
CICLO RACE
Joao Hipolito
NATIVELLE PHARMA E LABORATÓRIO DAL PONT E BIKE POINT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.