Volta da Catalunha 2016
Começa hoje a 96ª edição da Volta a Catalunha que este ano só será superada, em termos do nível técnico dos ciclistas relacionados pelas equipes, pelo Tour da França. Palavras do próprio Alberto Contador. Provavelmente ele tem razão. Além do próprio pistoleiro (Tinkoff), estão confirmados os nomes de Cris Froome (Sky), Geraint Thomas (Sky), Fabio Aru (Astana), os irmãos Nairo e Dayer Quintana (Movistar), Richie Porter (BMC), Joaquim Rodriguez (Katusha), Esteban Chaves (Orica-GreenEdge) e a revelação da Volta da Espanha do ano passado, Tom Dumoulin (Giant-Alpecin).
A volta possui o selo WorldTour da UCI e é a quarta corrida por estágios mais antiga do ciclismo, embora também seja uma das menos badaladas. Talvez seja porque a data da corrida tenha sido transferida constantemente no passado, antes de finalmente se estabelecer na data atual, no meio de março, o que a torna uma prévia do que podemos esperar dos grandes nomes do ciclismo para o resto da temporada.
A volta possui 6 estágios, cujas informações vamos atualizando ao longo dos dias.
Não haverá transmissão pelas redes de TV brasileiras e, neste caso, o Steephill é nosso amigo. Sua página da prova possui links para transmissão via internet. Se não houver nenhum no momento que você checar, não desanime. A maioria das transmissões está agendada para começar às 11hs30min, horário de Brasília, e é a partir daí que os links são atualizados à medida que forem sendo descobertos. Apesar da maioria deles possuir acesso restrito para endereços brasileiros, normalmente é possível encontrar um que esteja aberto a nós.
Atualização: a transmissão em espanhol da TV catalã EITB já está disponível, em espanhol, no endereço http://www.eitb.eus/es/deportes/deporte-en-directo/
Estágio 1: Calella - Calella
O primeiro deles, com largada e chegada em Calella, possui 5 subidas categorizadas num trecho de 80 km. A mais dura delas, Coll Formic, tem 9,3 km com inclinação média de 5% e máxima de 9%. Após a sequência de montanhas, restarão pouco mais de 18 km, distância que deve ser mais do que suficiente para as equipes organizarem um sprint para os que tiverem sido suficientemente fortes para passar por elas.Com informações de Volta Ciclistica a Catalunya, Cycling Weekly, Ciclismo Internacional, Eitb e Steephill.



Nenhum comentário